Seu guia para a impressão em formato Super A3

adesivos, cardápios, Catálogos, embalagem, FSC, impressão, impressão digital, livro, material didático, Papel Sim! -

Seu guia para a impressão em formato Super A3

Todos estamos habituados a imprimir em papel tamanho A4 em casa ou escritório. Mas na hora de imprimir na Copy House há outras opções que você precisa conhecer, como o Super A3.

Compreenda que quando você vai imprimir cartazes, cardápios ou adesivos numa Gráfica Digital como a Copy House, nós vamos usar outro formato de papel, o Super A3. Conhecer este padrão significa para você nosso cliente aproveitar melhor o espaço útil e economizar na hora de imprimir conosco.

Se preferir, você já pode baixar o modelo de Super A3 que preparamos para você em PDF clicando neste link.

Quais são os tamanhos padrão de papel?

Este é um padrão internacional que o Brasil adota. É uma norma que diz que um A4 mede 210x297 mm e um A3 297x420 mm, por exemplo. Veja no infográfico abaixo os principais tamanhos de papel usados no Brasil.

 tamanho de papel super A3 guia de medidas e aproveitamento para impressão em gráfica digital Copy House

Repare que não existe ali um tamanho de papel chamado Super A3 ou A3 +. Porquê?

Para que serve um papel tamanho Super A3?

A resposta é simples, para que o produto final seja um tamanho A3 é preciso uma folha maior que ele, que é o Super A3, um A3 vitaminado!

Este tamanho de papel Super A3 por esta razão é usado para a impressão de Folder, Pastas e Portfólios, Capas de livros, Cardápios e Embalagens e Caixas.

Aí surgem as dúvidas dos nossos clientes: meu folder cabe no Super A3? Minha embalagem se ajusta na altura do Super A3? Este guia é para resolver este problema.

O papel é sempre maior que o produto final

Para que você tenha um produto final (cartaz, folder, capa de livro ou rótulos) do tamanho que você desenhou.

Veja no infográfico abaixo uma folha em Super A3 em azul. Observe que existe o tamanho da folha e a área útil de impressão, em vermelho.

Sim, área útil é até onde a impressora consegue imprimir uma imagem. Impressora nenhuma consegue imprimir até a borda do papel Super A3 ou qualquer outro.

tamanho de papel super A3 guia de medidas e aproveitamento para impressão em gráfica digital Copy House

Não se preocupe que criamos um modelo ou template do Super A3 para você baixar e usar em seus projetos para cardápios, adesivos, capas ou folders. Só clicar aqui e salvar.

O Super A3 é tamanho padrão para a gráfica digital

Conforme a última imagem acima, numa folha de Super A3 que mede 470 x 320 mm nós conseguimos imprimir uma imagem com até 455 x 310 mm, que é a área útil de impressão ou como se diz a área de mancha.

Mas ainda não é só isso!

Dentro desta área útil será impresso o seu projeto gráfico. Mas ele têm que ser cortado após a impressão. Daí temos um outro desconto a fazer que é a área de sangramento ou área de corte.

Que é descontando 2 mm de cada lado (altura e largura) da sua área útil de impressão.

Veja neste infográfico como é uma foto impressa num formato de papel Super A3:

tamanho de papel super A3 guia de medidas e aproveitamento para impressão em gráfica digital Copy House

Acho que ficou fácil de compreender agora.

Para ficar mais fácil ainda, baixe esse modelo ou template em PDF contendo as medidas acima. Depois, basta você abrir o seu software de edição favorito (Corel Draw, Illustrator, Indesign ou Photoshop) e abrir este arquivo.

Exemplos de impressos e produtos em Super A3

Separamos dois exemplos comuns na Copy House que sempre são impressos em folhas Super A3. No primeiro caso temos relatórios, catálogos e look books. Repare que o primeiro catálogo, em vermelho, nasceu em uma folha Super A3 com duas páginas. Depois foi dobrado, grampeado e por fim recebeu o corte final. É o que chamamos de grampo canoa. Sem o Super A3 ele não seria impresso tão facilmente.

impressao em super A3 exemplos de catálogos livros look boos e cartões e pastas portfólio impressos na Copy House

No próximo exemplo você já vê produtos diferentes. Primeiro um cartão de visitas que sempre são impressos no formato Super A3 e cortados por uma guilhotina que lê códigos de barras e já se ajusta ao tamanho do cartão do cliente. O segundo é exatamente um cartaz que aproveitou o máximo do papel Super A3. E por último cartazes de uma liquidação em tamanho A4, onde posicionamos dois em cada folha de Super A3.

impressao em super A3 exemplos de catálogos livros look boos e cartões e pastas portfólio impressos na Copy House

Concluindo

Lembre-se que você pode baixar o modelo em PDF do Super A3 para você montar seu layout e imprimir com agilidade e segurança, clicando aqui.

A partir daí, você pode posicionar seu arquivo e nós poderemos imprimir para você seu layout com qualidade.

Mais dúvidas?

Escreva para nós, será um prazer ajudar você em seu projeto gráfico para o formato Super A3 ou qualquer outro formato.

Fale conosco pelo contato@copyhouse.com.br ou telefone (21) 2508-6000 ou se preferir WhatsApp clique neste link ou adicione nosso número (21)99712-2150.

Hashtags para esta postagem:

#graficadigital #riodejaneiro #grafica #cartao #folder #planner #2022 #adesivos #centro #digital #sinalização #banner #pisos #paredes #criativo #design #colorido #impressão #livro #relatorio #fsc #meioambiente #apostila #treinamento #designinstrucional #corporativo #qrcode #tags #etiquetas #codigodebarras #folder #A3 #A4 #planner #agenda #RH #SMS #KIT #welcome #brindes #corporativo #empresas #print #promocional #banner #sign #faixa #catalogos #revistas #apostilas #frota #veículos #carros #adesivaçãodefrota #frota #lookbook #tallybook #moda #fashion #offshore #segurança #QRcode #sign #sinalização #offshore #industrial #óleoegás #ecologia #segurança