Impressão Sustentável: o papel é amigo do Meio Ambiente!

FSC, licenciamento ambiental, meio ambiente, Papel Sim!, Projeto Ambiental, Sustentabilidade -

Impressão Sustentável: o papel é amigo do Meio Ambiente!

Nesta série de artigos vamos abordar alguns mitos sobre o papel e a impressão. O primeiro deles é responder à afirmação tão comum de que o uso do papel é ruim e prejudicial ao meio ambiente. A resposta é negativa e a seguir, alguns motivos que demonstram ser o papel amigo do meio ambiente, da sua empresa e da sua comunicação.


“Não existem muitos setores que possam aspirar a tornarem-se genuinamente sustentáveis. A indústria gráfica, no entanto, é uma delas. É inerentemente sustentável.”
Jonathan Porritt, ambientalista, escritor e Co-Fundador do Fórum para o Futuro

"A principal matéria prima do papel é a madeira, um material natural e renovável. À medida que as árvores crescem, absorvem CO2 da atmosfera (gás do efeito estufa). Além disso, como um derivado da madeira, o papel continua a estocar carbono.

Sendo um produto derivado da madeira, o papel continua a armazenar carbono ao longo de sua vida útil, é biodegradável, não possui resíduos perigosos em sua constituição e é produzido de forma segura e adequada por produtores que possuem diversas certificações ambientais, sociais, de responsabilidade corporativa e de qualidade de produtos.

“Em 2018, os 7,8 milhões de hectares de árvores plantadas no Brasil foram responsáveis pelo estoque de aproximadamente 1,70 bilhão de toneladas de dióxido de carbono (CO2eq)*.
Fonte: Ibá – Indústria Brasileira de Árvores.

A indústria de papel utiliza sistemas de certificação reconhecidos internacionalmente para garantir que o papel que você usa tenha origem em uma fonte florestal sustentável. As duas certificações mais reconhecidas são o Forest Stewardship Council® (FSC®) e o Programa para o Endosso da Certificação Florestal (PEFC ™).

O FSC possui um sistema global de certificação florestal com dois componentes principais: Certificação de Manejo Florestal e Cadeia de Custódia. Este sistema permite que os consumidores identifiquem, comprem e utilizem madeira, papel e outros produtos florestais produzidos a partir de florestas bem manejadas e/ou materiais reciclados.

O logotipo do FSC é usado para indicar que os produtos são certificados no sistema FSC. Quando você vê essa marca em um rótulo ou embalagem, pode comprar produtos florestais com a certeza de que está ajudando a garantir que nossas florestas estejam vivas para as próximas gerações. Para mais informações, consulte o site da FSC em fsc.org.

No Brasil o PEFC é representado pelo CERFLOR e tem como objetivo a certificação do manejo florestal e da cadeia de custódia, segundo o atendimento de critérios e indicadores aplicáveis para todo o território nacional e prescritos nas normas elaboradas pela ABNT e integradas ao Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade e ao Inmetro. Para mais informações, consulte inmetro.gov.br.

As florestas ajudam a mitigar a emergência climática. Em um único ano, uma árvore madura absorve aproximadamente 22 kg de CO2 da atmosfera e, em troca, libera oxigênio. A cada ano, estima-se que 1,3 milhão de árvores retirem do ar mais de 2.500 toneladas de poluentes.
Fonte: EEA, European Forest Ecosystems – State and Trends, 2016.

FATOS SOBRE SUSTENTABILIDADE

  1. O papel é feito de madeira, um recurso totalmente renovável e sustentável.

  2. Certificação florestal garante que a madeira usada na fabricação de papel seja proveniente de florestas bem manejadas.

  3. A produção responsável de madeira, celulose e papel garante florestas saudáveis em crescimento.

 

Gostou? No próximo artigo vamos tratar de mais um mito sobre a impressão e o uso do papel. 


*(CO2eq): Métrica utilizada para comparar as emissões dos vários gases de efeito estufa, baseada no potencial de aquecimento global de cada um.

Artigo originalmente publicado pela Two Sides, uma Organização Não-Governamental da qual a Copy House é membro e cuja principal missão é informar a sociedade sobre a real importância, benefícios e sustentabilidade do papel e da celulose. Para o Download da Cartilha Mitos e Fatos sobre o Papel, clique aqui.