Guia dos Tipos de Encadernação Gráfica mais comuns (download)

Guia dos Tipos de Encadernação Gráfica mais comuns (download)

Estas dúvidas acontecem sempre que você precisa definir o tipo de acabamento ou encadernação gráfica para seu projeto: qual o tipo ideal? Requisitos? Qual o nome mesmo daquele tipo?

Neste artigo cobrimos os tipos mais comuns, aplicações e no final preparamos um Guia para Download com os principais tipos de encadernação gráfica para você.

Fizemos um guia para você baixar no final deste artigo e aproveitamos para explicar os principais tipos de encadernação gráfica e o uso a que se destinam.

Grampo Canoa

É um dos métodos mais comuns e econômicos de encadernação disponíveis para os livretos. O processo funciona dobrando folhas de papel juntas e grampeando-as através da linha de dobra do livreto. Dois grampos são usados para cadernos de até 64 páginas.


Também conhecido por grampo sela ou cavalo. Pois durante o processo de encadernação, as folhas dobradas são encaixadas por uma máquina que se parece com uma sela. Hoje, qualquer processo de encadernação que prende grampos de arame através de folhas de papel é comumente chamado de grampeamento de sela.


Como o grampo canoa ou cavalo usa páginas dobradas, a contagem total de páginas para o livreto deve ser um múltiplo de quatro. Isto é importante ter em mente ao projetar seu livreto. Caso contrário, você pode acabar com uma ou mais páginas em branco.

Ideal para dar acabamento profissional ao seu projeto, oferece amplo ângulo de abertura e aceita diversos tipos e combinação de papéis.

Lombada quadrada e colada

A encadernação com lombada quadrada é o padrão da indústria editorial. É outro método popular com uma grande diferença das outras opções de encadernação listados aqui. Ela usa um adesivo em vez de fios ou bobinas para manter o livro unido. Um adesivo forte mas maleável é aplicado na lombada para unir a capa e as páginas. Depois são cortados no mesmo tamanho para produzir uma borda perfeita em todos os três lados.

Esta opção de encadernação de livretos é, de longe, a principal opção para livros de capa mole, especialmente livros de papel. A capa geralmente consiste de um tipo de papel mais pesado que as outras páginas, e um revestimento transparente (a laminação) pode ser adicionada a um custo adicional para maior durabilidade e melhor apelo visual. A encadernação lombada quadrada também é muito popular no mundo dos negócios porque combina encadernação econômica com uma aparência e toque muito profissionais.

As aplicações comerciais comuns incluem relatórios corporativos, catálogos, folhetos de produtos, manuais e revistas.

Com Espirais plásticas e metálicas (Wire-o)

oferece uma maneira sofisticada, porém duradoura, de vincular uma grande variedade de livretos, desde apresentações, relatórios e livros de exercícios a catálogos, livros de receitas e muito mais. A técnica para este método popular de encadernação é semelhante à encadernação em espiral. Entretanto, ao invés de uma bobina contínua que percorre o comprimento vertical da página, cada bobina é separada das outras, preenchendo dois furos perfurados de cada vez. 

A encadernação com espiral permite que os livros fiquem planos quando abertos e dobrem as páginas ao redor do verso da brochura. Os espirais de arame são resistentes e podem ser encomendados em uma variedade de cores que podem combinar com a cor e o design da capa, se desejado. As características que tornam o arame tão popular incluem:

As páginas podem abrir até 360 graus completos. Um livreto encadernado em espiral ou Wire-o pode permanecer plano quando as páginas são dobradas para trás. Isto permite que o leitor se concentre em uma página de cada vez e ocupa uma quantidade menor de espaço em uma mesa ou mesa lotada. Também torna o livreto mais fácil de manusear quando se viaja, o que é uma das razões pelas quais a opção de encadernação Wire-o é freqüentemente usada com livretos de mapas e guias de viagem. 

A encadernação pode acomodar abas de índice. Esta é uma das razões pelas quais a encadernação espiral ou wire-o é frequentemente usada com documentos de referência como relatórios, diretórios e manuais de treinamento, para que os leitores possam encontrar rapidamente informações específicas sem ter que folhear as páginas.

E agora que tal baixar nosso guia com as principais encadernações para você ter à mão, compartilhar com os amigos e orientar seu próximo projeto gráfico?

Precisando imprimir seus relatórios, catálogos, livros ou apostilas? entre em contato conosco através do nosso email (clique aqui) ou, se preferir, pelo nosso WhatsApp corporativo clicando aqui.

Para download do Guia dos Tipos de Encadernação, clique com o botão direito sobre a imagem, escolha Salvar Como ou clique aqui para abrir a imagem em uma nova janela.