Guia para imprimir produtos ecologicamente mais sustentáveis em uma gráfica digital

Guia para imprimir produtos ecologicamente mais sustentáveis em uma gráfica digital

Todos nós preferimos optar por produtos ecologicamente mais responsáveis e sustentáveis em nosso dia a dia. Do novo automóvel até a próxima geladeira, o consumidor sabe da importância de suas escolhas para o meio ambiente e a sociedade.

Na hora de imprimir ou comprar produtos gráficos também devemos atentar para os mesmos reflexos ambientais da atividade de sua gráfica.

Este guia é para você refletir sobre como contribuir para a escolha de processos, papéis e uma gráfica mais sustentável para os seus desafios de comunicação impressa.

Guia para uma impressão mais sustentável e como escolher o processo, os papéis e a gráfica mais preocupada com o impacto de suas atividades para o meio ambiente, Copy House, Gráfica Digital

Quem se importa com uma impressão mais sustentável?

A imensa maioria da população afirma que sim, que a sustentabilidade é um fator determinante na compra de produtos e serviços gráficos. Segundo a consultoria Nielsen em pesquisa recente, 80% das pessoas se dizem "muito" ou "extremamente" preocupadas com a sustentabilidade na impressão por demanda.

Alguns documentos comerciais nunca deixarão de ser impressos, tais como livros de treinamento, propostas de projetos e materiais de marketing. Entretanto, a impressão não tem que entrar em conflito com as iniciativas verdes de sua organização. Com a pesquisa apropriada, você pode encontrar serviços de impressão que utilizam tecnologia de impressão sob demanda e processos sustentáveis para produzir documentos sem impactar negativamente o meio ambiente. Continue lendo para saber mais!

Este guia é para ajudar nesta decisão. Pensando nas empresas e profissionais que trabalham com comunicação impressa, apresentamos este guia para escolher por uma impressão mais responsável e sustentável.

Sua Gráfica, o que ele tem feito para se tornar mais sustentável?

É importante você saber o que as empresas fazem de concreto pelo meio ambiente, de onde extraem a matéria-prima de suas atividades. Não são apenas certificações nem processos, mas medidas concretas que mudem o mundo.

Eis o que temos feito pelo planeta. O fundador da Copy House, Edvar Ramos (1944-2016) era oriundo do interior do Rio de Janeiro e até os 18 anos viveu em estreito contato com o meio ambiente e a natureza, segundo ele, o “segundo maior patrimônio que temos, pois o primeiro é a própria vida”.

O nosso fundador Edvar iniciou ainda em 1986 um processo de reflorestamento de áreas degradadas em Monte Verde, município de Cambuci (RJ) e estimam-se que mais de15.000 mudas de árvores nativas da mata atlântica tenham sido reintroduzidas em áreas antes desmatadas.

Abaixo, Edvar e Paulo Roberto examinam uma das áreas que viriam a ser reflorestadas com mais de 2.000 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, conforme você pode ver no Google Maps clicando aqui.

área de reflorestamento promovida pela Copy House Gráfica Digital no Rio de Janeiro, município de Cambuci com mais de 2 mil espécies nativas da mata atlântica reintroduzidas

Mas nós sempre fomos além, tanto que nos tornamos a primeira gráfica digital do Brasil a receber a certificação internacional FSC®.


Escolha para a sua impressão papéis FSC®.

O Forest Stewardship Council® ajuda a manter e proteger as florestas - e seus habitantes - para as gerações futuras. Sabia que quase 95% do papel em que imprimimos na Copy House é certificado pelo Forest Stewardship Council® (FSC)?

A FSC® surge após o encontro Rio Eco 92 , onde várias medidas foram adotadas a fim de preservar os recursos e a vida em nosso planeta. Um dos frutos deste encontro foi a ONG alemã FSC® que certifica que o papel e a madeira, desde o cultivo e manejo, até o processamento ou impressão até o consumidor final, atende regras severas de preservação da natureza, das pessoas e da capacidade de reciclagem. Por isso você não verá jamais um plástico com o selo FSC®, apenas o papel com base celulose.
Por isso, primeira coisa, imprima e aplique o selo FSC em seus produtos impressos e comunicação em papel. A Copy House oferece este serviço gratuitamente e sem custo para o seu orçamento.

Dê preferência por uma tecnologia de impressão mais sustentável

Esta tecnologia existe e na Copy House é chamada de Eco-Print. Esta nova tecnologia de impressão é fabricada pela EPSON, eleita a empresa mais sustentável do Japão em 2021. Esta tecnologia exclusiva da Copy House no Rio de Janeiro, é mais sustentável que a impressão laser disponível em sua empresa ou em outras gráficas por dois motivos:

 

  • A Eco-Print consome 80% menos energia para a impressão de uma página comparado ao processo laser ou com base toner.
  • A Eco-Print para gera até 75% menos resíduos sólidos e descartes de peças do que uma impressora laser equivalente.

Além disso, esta tecnologia de impressão exige apenas 1 (uma) árvore para neutralizar sua emissão de carbono enquanto as impressoras laser vão demandar de seis a quase oito árvores para neutralizar o carbono gerado pela mesma quantidade de páginas impressas.

Leia mais sobre a Eco-Print aqui neste artigo em nosso blog. Esta opção é direcionada para papéis não revestidos, como o off-set, opalina, pólen e alguns texturizados. O Couche não pode ser impresso pelo processo Eco-print ainda.

guia para impressão mais sustentável, saiba escolher processos, papéis e a gráfica que mais respeita o meio ambiente no Rio de Janeiro

E o papel para impressão, precisa ser do tipo reciclado?

O que chamamos comumente no Brasil de papel reciclado é aquele oriundo de uma pasta composta de papéis e por isso sua cor é escura e apresenta pigmentos em toda sua extensão. Nem todos os projetos de comunicação podem, por isto, usar o papel chamado de reciclado, pois é preciso que o papel seja branco e alvo.

Então como ser ainda mais sustentável na hora de imprimir? Aqui é importante fazermos uma distinção entre papel reciclado (este acima) e a reciclabilidade, ou taxa de reciclagem do papel virgem ou novo.

Segundo a Two Sides, “quando o assunto é reciclagem, um material se destaca: o papel. Com uma taxa de reciclagem atual de 70,3% no Brasil e 74% na Europa – superando a América do Norte (66%) e a Ásia (54%) – é um dos materiais mais sustentáveis do mundo. Considerando que existe uma taxa de reciclagem máxima teórica de 78%, por causa do papel “retido” em produtos que têm uso prolongado, como livros, documentos arquivados etc. ou usados em produtos não recicláveis, como os papéis sanitários, 70% já é uma taxa de reciclagem muito boa”. 

Então o Brasil recicla mais papel que os Estados Unidos e a China e ainda somos campões no manejo sustentável de florestas e recursos. Por isso, use papel à vontade, a indústria da celulose, papel e impressão estão empenhados nisso, a reciclagem, por você.

Pois lembre-se que papéis são produzidos a partir de árvores, que sequestram CO2 da atmosfera e ajudam a combater os efeitos do aquecimento global.

Conclusão

Alguns documentos comerciais nunca deixarão de ser impressos, tais como livros e apostilas de treinamento, relatórios e materiais de marketing. Entretanto, a impressão não tem que entrar em conflito com as iniciativas verdes de sua organização. Com a pesquisa apropriada, você pode encontrar serviços de impressão que utilizam tecnologia de impressão sob demanda e processos sustentáveis para produzir documentos sem impactar negativamente o meio ambiente. Como a Copy House, a Gráfica Digital do Rio de Janeiro.

Saiba mais ou consulte-nos para um orçamento sem compromisso pelo contato@copyhouse.com.br ou nosso WhatsApp no (21)99712-2150

#graficadigital #riodejaneiro #grafica #cartao #folder #planner #2022 #adesivos #centro #digital #sinalização #banner #pisos #paredes #criativo #design #colorido #impressão #livro #relatorio #fsc #meioambiente #apostila #treinamento #designinstrucional #corporativo #qrcode #tags #etiquetas #codigodebarras #folder #A3 #A4 #planner #agenda #RH #SMS #KIT #welcome #brindes #corporativo #empresas #print #promocional #banner #sign #faixa #catalogos #revistas #apostilas #frota #veículos #carros #adesivaçãodefrota #frota #lookbook #tallybook #moda #fashion #offshore #segurança #QRcode #sign #sinalização #offshore #industrial #óleoegás #ecologia #segurança