Como criar um cartão de visita: conheça as 10 regras de ouro

Como criar um cartão de visita: conheça as 10 regras de ouro

Um cartão de visita representa o próximo passo para tornar o sonho de sua empresa uma realidade. E para muitos clientes em potencial, é a primeira interação que eles terão com sua marca - portanto, certifique-se de que seja uma interação positiva.

Um cartão de visita cuidadosamente projetado faz mais do que carregar suas informações de contato. Ele o fará parecer profissional, criará confiança nos clientes e diferenciará sua empresa dos demais. Mas antes de começar a dar cartões de visita a todos que você encontrar, pare e pergunte a si mesmo: O que faz um bom cartão de visita? Como você pode fazer com que se destaque e, por fim, trazer mais negócios?

A resposta: Uma combinação cuidadosa das informações que você inclui, e como você as apresenta. Aqui, estamos lhe dando 10 dicas essenciais sobre como projetar um cartão de visita que melhor represente você (e seu negócio!).

Pronto para começar?

Veja aqui as 10 regras de ouro para criar um cartão de visita:

 

1. Encontre um modelo que reflita a personalidade da sua marca.

2. Encontre o tipo de fonte certo.

3. Defina um tamanho e forma.

4. Organize suas informações.

5. Dobre o tamanho.

6. Maximize seu logotipo.

7. Deixe algum espaço em branco.

8. Adicione algo especial.

9. Inclua um call to action.

10. Revisar e aprovar!

 

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1. Encontre um modelo que reflita a personalidade de sua marca.

Seu cartão de visita diz muito sobre você e sua pequena empresa... então, escolha um modelo que reflita sua marca. Talvez você seja um decorador de interiores especializado em estilo moderno e adora linhas limpas - reflita isso com um modelo que seja limpo e simples. Ou, talvez você seja um passeador de cães com uma personalidade extrovertida - reflita a natureza divertida de seu negócio com um cartão colorido e menos formal.

DICA COPY HOUSE:
Em caso de dúvida, fale com um designer. Troque os serviços com um amigo especializado em produtos gráficos impressos para garantir que o design de seus cartões de visita se alinhe à sua marca.
 
2. Encontre a fonte correta.
Se houver uma fonte que você tenha usado em seu website ou outros materiais de marketing, traga-a para o seu cartão de visita. A fonte que você escolher deve representar sua marca - talvez um script elegante se você for um treinador de etiqueta, ou uma fonte inspirada na máquina de escrever se você for um escritor - e ser fácil de ler. Todo seu texto deve ter pelo menos 8 pts., mas informações mais importantes (como seu nome ou razão social) podem ser impressas em tamanho maior, uma fonte diferente, ou em negrito.

A recomendação? Uma boa regra geral é tornar o nome da empresa maior do que uma fonte de 12pt, e nunca usar qualquer tamanho de fonte menor do que 8pt.

 

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3. Defina o tamanho e a forma.

O tamanho e a orientação de seu cartão de visita afeta o tamanho do texto e a quantidade de informações que você pode incluir...e também faz uma declaração sobre sua marca. Você é uma empresa convencional, sem frescuras ou uma não-conformista ousada?

A maioria dos cartões de visita é retangular, aproximadamente do tamanho de um cartão de crédito, e dispostos horizontalmente. As pessoas estão familiarizadas com este formato, portanto é uma escolha segura... mas se você quiser se destacar, considere o uso de uma forma quadrada, cantos arredondados, ou orientação vertical.

 

4. Organize suas informações.

Por falar em informação... seu cartão comercial deve dar aos clientes tudo o que eles precisam para contatá-lo, encontrá-lo on-line ou localizar sua vitrine. Além de seu nome e cargo, adicione seu nome comercial, número de telefone, website, endereço de e-mail e alças de mídia social. Certifique-se de incluir todas essas informações em seu cartão de visita para que os clientes possam facilmente contatá-lo da maneira que se sintam mais confortáveis.

Quando você estiver adicionando suas informações ao modelo de cartão de visita, considere a maneira como você as apresenta. Cada pedaço de informação deve ser claramente distinguível, mas fluir bem um com o outro. Um bom fluxo visual para um modelo de cartão de visita deve começar com o logotipo, depois com o nome, depois passar para informações secundárias como endereços de e-mail e números de telefone.  Você sempre pode alterar o fluxo visual ajustando o tamanho de um elemento, mudando sua localização ou adicionando espaço branco adicional.

 

5. Dobre o resultado.

Faça seu cartão de visita trabalhar duas vezes mais para você e sua pequena empresa. Use o verso para lembretes de compromissos, carimbos de fidelidade ou como uma tela em branco para mostrar algo sobre seu negócio. Por exemplo, se você administra um restaurante ou bar de coquetel, inclua uma receita curta para um prato de assinatura ou bebida. Você vende produtos artesanais? Use cartões de visita como etiquetas para jóias, roupas, acessórios e outros produtos artesanais.

Outra maneira de fazer seu cartão de visita ser um sucesso é transformando-o em um ímã. Esta técnica funciona particularmente bem para empresas que oferecem serviços recorrentes como encanamento, jardinagem, sentar animais de estimação, cabeleireiro, serviços de carros, restaurantes, e muito mais. Os clientes os colarão em seus refrigeradores para um acesso fácil e de alta qualidade às suas informações de contato.

As opções para a readequação de seu cartão de visita são infinitas... e podem garantir que seu cartão vá além, dure mais tempo e cause uma impressão mais forte.

 

6. Maximize seu logotipo.

Seu cartão é mais do que apenas suas informações de contato - é uma representação de você e de sua marca. Antes de você pensar em criar novos cartões de visita, há dois componentes de design cruciais a considerar: seu logotipo finalizado e as cores de sua marca. Estes elementos são as partes mais importantes de sua marca visual, e ajudarão a influenciar outras áreas do processo de design do cartão.

Um cartão de visita é *tudo* sobre o logotipo - considere dedicar um lado do seu cartão somente ao seu logotipo. Como representação visual de seu negócio, ele merece um lugar de destaque que imediatamente chamará a atenção de clientes potenciais.

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7. Deixe algum espaço em branco.

Não desorganize seu cartão com muito texto - se houver muitos elementos no cartão, todos eles competirão pela atenção do leitor e nada se destacará. (E lembre-se - você pode utilizar os dois lados do cartão!) Em termos de design, um pouco de espaço branco é mais fácil nos olhos... e pode ajudar a chamar a atenção para os detalhes mais importantes.

Além disso, talvez você queira acrescentar uma nota antes de entregar seu cartão a alguém - deixar um pouco de espaço dá-lhe espaço para anotar sua nova extensão telefônica ou dar aos clientes potenciais o nome de um colega.

Quanto menos elementos você tiver, mais impacto cada um terá - então pense em como você pode limpar a bagunça para deixar uma impressão duradoura.

 

8. Acrescente algo especial.

Aacabamentos especiais podem contribuir muito para causar uma impressão duradoura em clientes potenciais, parceiros e clientes.

Uma maneira fácil de fazer seu cartão se destacar é adicionar um elemento de design incomum ou um tratamento de impressão especial. Os acentos da folha adicionam um toque de brilho sofisticado, enquanto o brilho em relevo cria um revestimento em relevo e brilhante, dando aos seus cartões uma sensação 3D difícil de esquecer.

O tipo de papel é outra forma de acrescentar algo especial ao seu cartão de visita. O papel extra-grosso (como um 300 gramas por exemplo) acrescenta um toque de luxo instantâneo, enquanto o papel kraft reciclado confere um toque orgânico.

Certifique-se de que estas características especiais sejam apropriadas para sua marca - se você estiver em uma linha de trabalho menos glamuroso, pode parecer estranho adicionar um acento brilhante de folha de alumínio ao seu cartão de visita.

 

9. Inclua um call-to-action

Um CTA (call-to-action ou convite para o cliente agir) não é uma exigência para o cartão de visita, mas pode encorajar clientes potenciais a dar esse próximo passo. Seja uma oferta especial, uma dica útil ou um código de desconto, crie um incentivo em torno de seu negócio para energizar os clientes.

Considere usar um código de QR como parte de sua chamada para ação. Como as pessoas estão cada vez mais confortáveis com a leitura de códigos QR, adicionar um ao seu cartão de visita é uma ótima maneira de enviar pessoas ao seu website, inscrevê-las em sua lista de discussão, ou dar-lhes uma promoção especial. Sugerimos colocar o código no verso de seu cartão de visita - isto assegura que seja fácil de escanear, e não tira de seu logotipo na frente.

 

10. Revisar e...depois revisar novamente.

Há algo pior do que abrir uma caixa recém-impressa de cartões de visita (ou cardápios, ou folhetos) para ver que há uma gralha? Antes de fazer seu pedido, peça a um colega ou amigo para checar novamente seus cartões de visita quanto a erros ortográficos. Se você quiser ter *extra* certeza de que seu cartão está perfeitamente revisado, solicite a ajuda de um profissional de edição de cópias. Como há uma quantidade tão pequena de texto em um cartão de visita, deve ser uma tarefa relativamente rápida e de baixo custo.

 

Gostou das 10 Dicas de Ouro para Criar seu cartão de visitas? Esperamos que sim!

Quer uma ajuda ou orçamento? Fale com a Copy House pelo contato@copyhouse.com.br ou nosso WhatsApp no (21)99712-2150 ou ligue (21) 2508-6000.

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