Como criar e usar QR Codes

cardápios, Catálogos, embalagem, Moleskine, QR CODE -

Como criar e usar QR Codes

Dois anos após o início da pandemia e o mundo ganhou novos hábitos e alguns será incorporados ao nosso dia a dia para sempre. Como o uso de QR Codes em absolutamente todos os produtos de marketing e comunicação impressos na Copy House.

Como criar QR Codes e usar em suas impressões de cardápios, cartões, folders e banners, Copy House Gráfica Digital, Rio de Janeiro QR Code para marketing e aumentar suas vendas Copy House Gráfica Digital

O Coronavírus mudou tudo, desde a maneira como trabalhamos até como pedimos comida em um bar ou restaurante, e o QR Code é o herói anônimo que possibilitou muitas destas empresas a prosperarem durante os anos mais difíceis.

Mesmo agora com o fim das restrições os restaurantes na França e Inglaterra já perceberam que clientes preferem fazer pedidos (e gastando mais) através de seus smartphones. Logo, não é hora de abandonar o QR Code em produtos de marketing e vendas, mas sim levá-los adiante.

O artigo do nosso blog hoje é sobre como os QR (QR Codes) se tornaram um grande negócio durante a epidemia do Coronavírus e como você pode adicioná-los a seus próprios menus, cartões de visita, materias de treinamento e de marketing.

Imprima com QR Codes e aumente as vendas e engajamento de seus clientes, Como criar QR Codes e usar em suas impressões de cardápios, cartões, folders e banners, Copy House Gráfica Digital, Rio de Janeiro

O que é o QR Code?

É um acrônimo formado a partir de duas palavras em inglês: quick (Q) e response (R), ou "resposta rápida" em português. É uma versão bidimensional de um código de barras que pode ser facilmente lido por um dispositivo digital, como um smartphone, e geralmente consiste de uma série de quadrados em preto e branco em um quadrado. O código armazena informações que podem ser acessadas instantaneamente, leando-as com um celular, por exemplo.

Como funciona um QR Code?

Os códigos QR funcionam de forma muito semelhante aos códigos de barras no supermercado. Quando você escaneia a combinação de quadrados e pontos pretos usando seu dispositivo móvel, ele traduz a informação em algo que é fácil de entender.

Mais tecnicamente, cada código QR é codificado com dados e convertido em um arranjo 2D de quadrados. Quando um scanner óptico é passado por cima dos quadrados, ele traduz os dados de volta para sua forma original - sejam palavras e números ou um link para um menu, por exemplo.

Como ler ou escanear um QR Code?

Para escanear código QR em seu telefone:

1. Abra o aplicativo da Câmera fotográfica em seu telefone
2. Segure seu telefone sobre o código QR e certifique-se de que o código esteja em uma visão clara na tela.
3. O telefone deve escanear automaticamente o código QR
4. Clique a notificação que vai abrir em sua tela

Se o seu não ler automaticamente o código, instale um dos muitos aplicativos para leitura de QR Codes disponíveis de graça para Android e iOS como estes aqui no link.

Por que os QR Codes fizeram tanto sucesso durante a pandemia?

Inventados nos anos 90, no início dos anos 2000 os publicitários estavam empolgados essa forma ultra-rápida de enviar informações a seus clientes, com códigos QR provando ser especialmente populares em feiras e exposições. Entretanto, na década de 2010 o interesse das empresas começou a diminuir. Nos anos anteriores ao Covid, o código QR estava quase extinto.

Entretanto, tudo isso mudou quando a pandemia de Covid-19 entrou em ação, já que esta útil peça de tecnologia se tornou incrivelmente útil. 

Foi apenas uma questão de tempo até que locais como bares e restaurantes percebessem que esses quadrados pretos e pontos poderiam apoiá-los na oferta de serviço de mesa com segurança para os clientes. Todos se apressaram em usar esta tendência que oferecia uma opção de menu sem contato físico no escaneamento de um código.

Agora todo mundo compreendeu as possibilidades dos códigos QR, e os consumidores no Brasil já estão familiarizados com o seu uso. A pandemia realmente trouxe de volta esta ferramenta de acesso de dados dos anos 90.

 

QR Codes como criar e divulgar seus códigos para seus clientes

Geradores de QR Codes: como fazer o seu

A maneira mais fácil de criar um código QR é usar um criador ou gerador de código QR gratuito online, como este aqui.

1. Escolha um gerador de código QR

Existem muitos geradores de códigos QR gratuitos online, tais como qr-code-generator.com, Kaywa e Free QR Code Generator by Shopify. Tente e procure por geradores que permitam rastrear e analisar o desempenho de seus códigos QR, tais como quantas pessoas clicaram após a varredura.

2. Selecione que tipo de conteúdo você está promovendo

Você poderá escolher uma gama de opções de tipo de conteúdo dependendo do gerador que escolher, incluindo URLs, texto, PDF e imagens.

3. Digite seus dados

Uma vez escolhido o tipo de conteúdo que você está compartilhando, você terá então que inserir os dados. Isto pode ser colar sua URL em um campo de texto ou fazer upload de uma imagem.

4. Faça o download do seu novo código QR estático ou dinâmico

Os códigos QR estáticos são ótimos para informações que serão sempre as mesmas. No entanto, se você quiser mudar o que o QR liga ou escaneia, recomendamos, em vez disso, baixar um código QR dinâmico.

5. Personalize-o

Alguns geradores de códigos QR permitem que você personalize o aspecto de seu código QR, como a cor e o padrão, e você pode até fazer com que ele se pareça com seu logotipo! Entretanto, observe que alterar o design de um código QR pode tornar mais difícil o escaneamento.

6. Teste-o

Agora que você baixou o seu QR Code novo, certifique-se de que ele funciona, apresentando os dados certos após você apontar seu smartphone para ele, antes de enviá-lo a qualquer outra pessoa.

7. Distribua o seu QR Code

Há muitas maneiras criativas de compartilhar seu código QR com seu público-alvo, desde imprimi-lo em um pôster ou camiseta até publicá-lo nas mídias sociais.

Junto com compartilhar seu código, é uma boa idéia dar instruções sobre como o cliente deve fazer isso (usando o celular) e uma dica sobre o que eles irão receber quando escanearem o código. Por exemplo, terá acesso ao seu menu, a um desconto ou mais informações sobre uma exposição ou produto.

Para divulgar seu novo QR Code, escolha lugares onde as pessoas estejam de pé ou sentadas por um período de tempo, como em uma fila para um clube ou restaurante, ou verificando os artefatos em um museu.

8. Analisar os resultados

Verifique regularmente como seu código QR está se saindo e veja se você pode otimizar ainda mais sua campanha. Por exemplo, se mais pessoas estiverem escaneando o código em um cartaz, imprima mais alguns cartazes para colocar em áreas de alto tráfego. Talvez as pessoas estejam escaneando seu código de QR, mas não resgatando seu código de voucher, tudo isso você irá analisar com o tempo.

qr codes e o marketing para seus clientes como imprimir e distribuir seus qr codes

Como usar os Códigos QR para o seu Marketing

Embora comumente usados como links para menus e aplicativos de serviços de mesa após a pandemia, há uma série de usos populares para códigos QR que criam a mistura perfeita de impressão e marketing digital. Aqui estão alguns exemplos!

Promova seu podcast

Com 6 em cada 10 de nós gostando de ouvir podcasts em 2021, é imperativo encontrar uma maneira inteligente de fazer com que as pessoas ouçam o seu. Cartazes em ponto de ônibus, metrô e locais de grande concentração de pessoas é o caminho mais simples e barato para divulgar seus podcasts.

Obtenha mais assinantes nas redes sociais

Ligar seu código QR às suas contas de mídia social torna fácil para as pessoas escanear e acompanhar rapidamente seu perfil. Esta é uma ótima estratégia para aumentar o engajamento social em eventos e feiras comerciais, onde as pessoas ficam em pé, conferindo seu stand ou esperando para falar com os representantes de sua empresa.  Basta colocá-los em um banner acessível, pronto para escanear. Você também pode distribuí-los em folhetos para incentivar as pessoas a encontrá-lo nas mídias sociais após o evento.

Compartilhe um desconto

Você também pode usar códigos QR para redirecionar os clientes para um cupom ou voucher, como um código com 30% de desconto ou para obter uma bebida grátis com uma refeição. O cliente em potencial pode então resgatar o cupom lá e depois ou guardá-lo para quando eles estiverem próximos de sua loja.

Em sua loja ou empresa

Em sua vitrine um QR Code pode apontar para um lookbook da sua nova coleção, uma descrição detalhada de um novo produto ou mesmo uma promoção. Em sua empresa, compartilhe campanhas com seus colaboradores com as metas ou dicas de segurança em elevadores, cafés e murais.

Obtenha o feedback do cliente

O feedback dos clientes é essencial para as empresas, pois ajuda a melhorar seus serviços e a descobrir "aonde dói" em seus clientes. Uma maneira fácil de obter feedback é dar um código QR em um cartão postal no final de sua experiência com você, que se vincula a uma pesquisa on-line, por exemplo.

Impulsionar downloads de aplicativos

Faz sentido direcionar os clientes para um aplicativo com um código QR - porque eles precisarão usar seu smartphone para acessá-lo de qualquer maneira! Existem geradores de QR code específicos feitos exatamente para este fim que podem ser ligados ao seu aplicativo nas lojas de aplicativos do Google e da Apple, portanto certifique-se de verificá-los ao promover seu novo aplicativo de telefone celular.

Com a popularidade do código QR ou QR Codes em um nível sem precedentes, como você vai utilizá-los para complementar sua estratégia de marketing? De cartões de visita a camisetas, as possibilidades são infinitas - comece a imprimir códigos QR para marketing agora!

Para saber como a Copy House pode ajudar você aplicando QR Codes em todos os seus produtos de marketing, comunicação e treinamento, envie-nos uma mensagem agora mesmo. 

Saiba mais ou consulte-nos para um orçamento sem compromisso pelo contato@copyhouse.com.br ou nosso WhatsApp no (21)99712-2150