A Inteligência Artificial e o Design: como algoritmos estão ajudando os criativos
Conversando com alguns designers sobre o impacto da inteligência artificial em seu trabalho, perguntamos se, na opinião deles, a inteligência artificial é um desafio, uma ameaça ou uma oportunidade à sua criatividade, e a resposta você lê aqui.
Como o que aprendemos com nossos amigos designers, vamos apresentar como a inteligência artificial já está sendo usada para aprimorar designs e ideias e como ela pode ajudar (mas não substituir) a criatividade humana.
Observação: todas as imagens que ilustram este artigo foram geradas com o Midjourney pela Copy House.
A inteligência artificial é apenas mais uma ferramenta para designers e criativos.
Como a IA já é usada no Design?
Abaixo estão 5 maneiras pelas quais a IA já pode ser utilziada para criar e aproimorar o trabalho do designer.
1. A IA aprimora a criatividade
Quando você pensa na IA como mais um assistente do que uma substituição para a criatividade humana, você pode entender melhor todas as suas maravilhosas possibilidades.
Ao cuidar das tarefas mais mundanas, a IA libera mais tempo para os designers fazerem o que fazem de melhor: o trabalho criativo.
Por exemplo, o Adobe Sensei usa IA para identificar padrões em fotos para patching, entre outras tarefas. Isso ajuda o criativo a acelerar seu processo, fazer um trabalho mais minucioso e ter mais tempo para gerar ideias e criar seus próprios designs.
2. A IA cria experiências personalizadas para o usuário
A inteligência artificial também pode ajudar a criar uma experiência mais personalizada para seu público-alvo. Por exemplo, pode gerar homepages e páginas de destino exclusivas para um site com base em perfis de usuários, preferências e dados de rastreamento.
Além disso, pode ajudar os usuários a encontrarem o que procuram mais facilmente - às vezes, antes mesmo de perceberem que o querem!
Por exemplo, quando você abre o Netflix e recebe recomendações para determinados programas ou filmes "porque você assistiu House of Cards"? Isso é a IA trabalhando para tornar o menu principal e a interface da Netflix mais eficazes e entregar coisas que você vai apreciar.
3. A IA ajuda os designers a criarem produtos de alto desempenho
Ao analisar grandes quantidades de dados, a IA pode ajudar os designers a criar produtos de alto desempenho com base nos designs com maior conversão e outras métricas conhecidas.
Isso significa que a IA ajudará a melhorar a velocidade e a otimização de muitos produtos e serviços, desde design da web até interfaces de aplicativos móveis e muito mais.
Como pode analisar dados e métricas tão rapidamente, a IA também pode fazer sugestões para melhorias de design.
Os designers podem então escolher quais dessas sugestões desejam implementar, ajustar ou usar como inspiração para outras alterações. Como este mock up instantâneo da fotografia de um relógio Rolex, por exemplo.
4. A IA pode criar uma enorme variedade de opções.
Pense em criar variações para um padrão, automaticamente. Isso quer dizer que se você alimentar a IA com um padrão, ela pode criar infinitos potes de Nutella, por exemplo. Em 2017, um algoritmo criou mais de 7 milhões de rótulos exclusivos para a campanha "Nutella Unica" da empresa, veja o vídeo abaixo da Ogivly.
Este é apenas um exemplo de como a IA pode pegar um conjunto de cores e padrões e usá-los para criar milhões de designs diferentes.
Isto não só é útil para designers que estão presos em uma rotina criativa, mas rapidamente dá aos designers múltiplas variações para apresentar a seus clientes com base em suas preferências, cores, forma e etc. Como no caso abaixo onde criamos 3 capas personalizadas para o mesmo livro rapidamente, com a ajuda do Midjourney.
5. AI ajuda os não-profissionais e os não-criativos.
E se você não for um designer ou artista por profissão? Você é exatamente quem a IA pode ajudar mais! Você pode usar a IA para projetar logotipos, websites e gráficos para seu negócio com ótima qualidade, mesmo que você não tenha treinamento ou habilidades criativas.
Escolha quais esquemas de cores e outros elementos você gostaria de usar, e geradores de logotipos como os da Adobe Express retornarão com várias opções e inúmeras possibilidades de personalização.
E essa não é a única maneira que a IA pode ajudar os não-profissionais a obterem resultados de nível profissional. Para melhor ou pior, ferramentas avançadas de edição de fotos estão agora disponíveis para qualquer pessoa com um smartphone e frequentemente de graça.
Como o retoque de fotos. Abra o celular, carregue sua foto para qualquer uma das centenas de aplicativos de retoque por aí e a IA pode identificar e corrigir quaisquer falhas, fazer sugestões e mostrar como você ficaria com os dentes mais brancos, as sobrancelhas mais cheias e uma linha do maxilar mais definida.
Não vamos entrar na ética disto, porque esta é uma outra conversa. Menciono isto simplesmente como um exemplo das muitas maneiras que você pode usar (e provavelmente já usa) a IA no design de hoje.
Exemplo de Software Ai
O Fronty permite que você crie uma página web simplesmente carregando uma imagem de um design. A partir daí, Fronty gerará automaticamente o código front-end (HTML CSS) em questão de minutos.
A inteligência artificial substituirá os designers?
Assim como a tecnologia ajudou a facilitar nossas vidas e nosso trabalho de tantas maneiras, a IA pode apenas tornar nosso trabalho mais inteligente - mas não nos substituirá.
Como afirmamos acima, deveríamos pensar na IA como um assistente, em vez de uma ameaça, à nossa criatividade. Ele pode nos ajudar a alcançar o que de outra forma seria humanamente impossível - como projetar 7 milhões de potes únicos de Nutella.
Mas não se esqueça que para iniciar esse projeto, um designer muito humano e bem criativo teve que criar alguns esquemas e padrões básicos de cores para a IA trabalhar, de modo que não fosse apenas devolver imagens aleatórias do David de Michelangelo nos rótulos, por exemplo.
A Inteligência Aritifical colocará designers e criativos na cadeira do diretor, decidindo algumas das coisas mais importantes quando se trata de arte, como quais emoções e sentimentos eles querem que o design transmita. Pois a inteligência artificial será sempre isso, um algoritmo. A verdadeira intgeligência, única e não possível de ser compilada em algoritmos é a humana, a dos designers, criativos e profissionais de marketing.
Usamos para escrever este artigo as seguintes fontes:
DesignWanted, The future of product design: how artificial intelligence is changing the game.
Forbes, 10 Ways AI Is Improving New Product Development
Board of Innovation, AI-Generated Product Design: Tools and Examples
TCK, How Algorithms and Automation Can Help Artists
Gostou? Compartilhe!