10 Dicas comprovadas para criar e imprimir Manuais de Treinamento eficazes

10 Dicas comprovadas para criar e imprimir Manuais de Treinamento eficazes

Você já leu o manual de treinamento para o seu trabalho atual? Como um manual melhor poderia ter melhorado o seu processo de integração? Se você acredita que um manual melhor teria facilitado o seu trabalho, saiba que não está sozinho.

A impressão de manuais de treinamento de qualidade superior ajuda todos na sua empresa a desempenhar suas funções de maneira eficaz, desde os funcionários mais novos até os líderes mais experientes. Neste artigo, explicaremos o que você precisa saber sobre a impressão de manuais de treinamento, como reduzir o custo do seu manual de treinamento e muito mais!

Os Benefícios de Manuais de Treinamento de Qualidade

A impressão de manuais de treinamento claros e completos oferece benefícios tangíveis para sua empresa. Aqui estão algumas estatísticas que demonstram o poder dos manuais de treinamento:

A retenção de funcionários aumenta de 30 a 50% em empresas com um programa de treinamento eficaz. Fornecer manuais de treinamento juntamente com outros documentos e atividades de treinamento mantém seus funcionários na empresa por mais tempo. Melhor treinamento economiza dinheiro com custos de substituição de funcionários. Substituir um funcionário pode custar 200% do seu salário anual, então investir em materiais de treinamento de qualidade que ajudam os funcionários a permanecer na empresa economiza dinheiro a longo prazo. Mais treinamento leva a maiores lucros. De acordo com a Sociedade Americana de Treinamento e Desenvolvimento, empresas que investem em treinamento têm uma margem de lucro 24% mais alta.

Quando materiais simples e baratos como manuais impressos podem criar um aumento tão grande nos lucros, dedicar o tempo e dinheiro necessários é uma escolha óbvia.

Dicas para Criar e Imprimir Manuais de Treinamento de Qualidade

Agora que já que cobrimos os benefícios mais importantes de manuais de treinamento excelentes, vamos falar sobre como você pode colocar esse conhecimento em prática na impressão do seu próprio manual de treinamento.

1. Inclua Procedimentos Disciplinares

Embora manter um tom positivo seja importante, os funcionários também precisam conhecer as consequências de má conduta no local de trabalho. Esta seção do seu manual fornece orientação sobre as responsabilidades e direitos dos funcionários no local de trabalho. Certifique-se de incluir:

Por que você tem procedimentos disciplinares estabelecidos para proteger os funcionários Políticas disciplinares da empresa claramente escritas, incluindo os passos do método disciplinar Recursos para os funcionários aprenderem mais sobre suas políticas disciplinares Consulte o departamento de Recursos Humanos enquanto monta esta seção para garantir que você descreva o processo com precisão.

2. Inclua linguagem jurídica

Muitas empresas são guiadas por requisitos legais para garantir a segurança de funcionários e clientes. Ao compilar o material para o seu manual profissional, inclua informações sobre todas as estipulações legais importantes que os funcionários devem cumprir.

Além disso, torne o idioma em seu manual de treinamento acessível a todos os funcionários. A OSHA e a NR-12 determinam que os funcionários devem fornecer treinamento em um idioma e vocabulário que os funcionários entendam. Portanto, use linguagem acessível em seu manual de treinamento, e se sua empresa tiver muitos trabalhadores cujo primeiro idioma não seja o inglês, considere a impressão do manual de treinamento também nesse idioma. Afinal, quando se trata de treinamento adequado dos funcionários, vidas podem estar em jogo, portanto, é do interesse de todos que os funcionários entendam como fazer seu trabalho.

3. Incluir informações e história da empresa
A compreensão da história e da cultura da empresa aumenta a auto-identificação dos funcionários com sua empresa. Isto, por sua vez, aumenta a permanência deles em sua empresa. Ao compilar informações para incluir, considere as seguintes informações:

  • Nomes, fotografias e biografias da C-Suite e do conselho de administração
  • A declaração de missão, declaração de valores e princípios orientadores
  • A história da empresa, incluindo imagens e cabeçalhos que dividem a história em eras delineadas
  • A inclusão de uma seção sobre as informações e a história de sua empresa ajuda os funcionários a entender que eles também fazem parte da história da empresa.


4. Incluir descrições das funções
As equipes trabalham melhor quando cada um tem suas próprias funções e responsabilidades. Portanto, quando os funcionários entram em uma nova empresa, eles precisam saber quais são os papéis pelos quais são responsáveis e quais são os papéis que seus colegas de trabalho cuidarão. O fornecimento de uma explicação das descrições de funções ajuda os novos funcionários a compreender suas funções na empresa como um todo.

5. Incluir Gráfico de Cadeia de Comando
Outra informação vital que ajuda os novos funcionários a obter seus rolamentos é uma explicação clara da cadeia de comando. Compreender claramente quem são seus supervisores e subordinados os ajudará a navegar nas complexidades das relações no local de trabalho.

Todos nós conhecemos a frase: "uma imagem vale mais que mil palavras". Neste caso, um gráfico de cadeia de comando também vale por mil palavras. Um gráfico simples, mas claro, é mais fácil e rápido de entender do que uma série de parágrafos descrevendo a posição de cada cargo na hierarquia da empresa.

6. Tenha em mente a tipografia
Seu manual de treinamento é apenas tão legível quanto sua fonte, portanto escolha sua fonte sabiamente. Use uma fonte mínima de 12 pontos para que os funcionários possam ler o texto claramente, mas tamanhos maiores, como fontes de 14 ou 16 pontos, também funcionam bem para estes documentos críticos.

Os manuais de treinamento normalmente consistem de cabeçalhos, subtítulos e corpo de texto. Uma maneira simples de ajudar os leitores a distinguir entre os tipos de texto é com fontes diferentes. Embora usar muitas fontes em um documento possa ser desorientador, incluindo fontes separadas para esses tipos de texto os ajuda a se destacarem uns dos outros. Aqui estão algumas grandes combinações de fontes:

  • Times New Roman, Arial, e Lucida Typewriter
  • Palatina e Helvética
  • Cambria e Calibri
  • Se você tiver alguma dúvida sobre as melhores fontes para seu manual de treinamento, uma gráfica profissional como a Copy House pode ajudá-lo a escolher as fontes que o ajudarão a transmitir sua mensagem.


7. Priorizar o design gráfico
Muitos manuais de treinamento utilizam recursos de design gráfico como diagramas, esquemas e gráficos para ajudar os novos funcionários a entender as melhores práticas e rotinas. O design gráfico desempenha um papel vital na escolha dos manuais de treinamento, pois imagens e diagramas úteis ajudam os funcionários a fazer bem seu trabalho.

Pergunte à Copy House como podemos ajudá-lo a reduzir seu custo de impressão de manuais de treinamento com designs gráficos eficazes. Nossa equipe de design gráfico consiste em profissionais de manuais de treinamento!

8. Estrutura para um bom treinamento corporativo
O treinamento corporativo dá aos funcionários uma compreensão multifacetada de sua nova empresa, juntamente com uma gama de atividades de aprendizagem que os ajudam a compreender múltiplos aspectos de suas novas posições.

Para fornecer uma estrutura clara para um treinamento corporativo eficaz, inclua atividades como questionários onde os funcionários possam verificar seus conhecimentos, preencher suas próprias idéias e opiniões, e resumir o que aprenderam.

9. Acelerar o processo, se possível.
Às vezes você precisa de seu material de treinamento rapidamente. Quer você tenha executado recentemente um redesenho de logotipo ou esteja atualizando para explicar novos protocolos de segurança, a distribuição de seus manuais de treinamento atualizados não pode esperar.

É por isso que a Copy House oferece serviços rápidos de produção e preenchimento que lhe trazem seus manuais quando você precisa deles. Adoraríamos conversar com você sobre nossa gama de opções de impressão e envio e como manter o custo de impressão de seus manuais de treinamento baixo!

10. Editar e revisar minuciosamente
Um manual de treinamento compreensível é vital. Simplificando, se os funcionários não conseguem ler seu manual de treinamento, eles não podem aprender com ele. Portanto, certifique-se de ler seu manual antes de enviá-lo para a Copy House.

Um par de olhos adicional também ajuda a pegar quaisquer pequenos erros de digitação, então peça a um colega para dar uma olhada em seu manual também. Outro leitor notará com freqüência os pequenos erros que são fáceis de corrigir.

Desenvolva manuais de treinamento com a Copy House
Quando você estiver pronto para mergulhar na impressão de manuais de treinamento profissional, comece com The Print Authority! Temos mais de três décadas de experiência na impressão de manuais de treinamento para empresas de todos os tamanhos, e podemos ajudá-lo a manter seu custo de impressão de manuais de treinamento baixo.

Sabemos da importância de manuais de treinamento eficazes, e nossa equipe é apaixonada por facilitar o processo de impressão de manuais de treinamento. Entre em contato conosco para imprimir seu manual de treinamento hoje mesmo!
Agradecemos sua visita! Traga seus manuais de treinamento, boas-vindas e on-board para a Copy House, com entrega em todo o País.