Dicas para impressão de Apostilas e livros didáticos

apostilas, Catálogos, educacional, livro, livros, material didático -

Dicas para impressão de Apostilas e livros didáticos

Hoje vamos mostrar como uma gráfica digital considera a impressão de apostilas e material didático, para você planejar o melhor resultado pelo menor preço e investimento. 

Mas é só uma apostila para imprimir!

Às vezes sim. Mas para nossos clientes que precisam planeja a produção de imprimir apostilas e livros didáticos, estas dicas são importantes para a qualidade do seu treinamento como um todo.


A primeira pergunta sempre é: quanto custa a impressão de uma apostila?

Vamos falar de preço sim, mas antes temos três coisas para pensar antes de sair por aí pedindo orçamento das suas apostilas em todas as gráficas do Rio.

O tipo de impressão será em cores ou em preto e branco?
Sim, impressão em cores tem um custo maior comparado a uma impressão em preto. Mas você não precisa abrir mão das cores por causa da diferença do custo que já foi de mais de 10 vezes.

Hoje a Copy House tem uma solução de baixo custo para impressão digital em cores que é própria para o mercado de treinamento e didático. A diferença entre imprimir em cores ou em preto caiu vertiginosamente.
Falaremos sobre isso melhor mais adiante.

Em qual papel vai ser impressa a sua apostila?


Atenção neste item que pode mudar e muito o custo da impressão do seu material didático. Apostila é o material de apoio ao treinamento de menor custo, por isso sempre pensamos em papéis não revestidos como o offset, também chamado de sulfite, para esta aplicação.


Se você pensar em couché para as páginas do miolo, por uma questão de estética ou de valor agregado para o seu cliente, você vai direcionar a impressão para outra tecnologia que é, também, de maior custo.


Mas as apostilas quase sempre são impressas em papel offset que pode ser de 65 gramas, 75 gramas ou em alguns casos de 90 gramas. A diferença de preço é pequena mas o resultado é diferente.


Papel 65 gramas é um papel mais fino e ideal para apostilas ou livros com mais de 200 páginas e onde o peso e volume devem ser considerados. Como os livros que as crianças levam para a escola, por exemplo.


Papel 75 gramas é o padrão que você encontra em seu escritório e dá pouca transparência e ótima qualidade de impressão.


O papel offset 90 gramas é o premium das apostilas. Mais pesado, impressiona mais ao toque, dá sensação de peso e valor.

copy house gráfica digital centro, rio de janeiro, atendimento, impressão de livros, apostilas, relatórios, banner, crachá, sinalização, folder, folhetos

Qual o tipo de acabamento ou encadernação?


Após escolher o papel ideal para sua apostila, a questão é como o produto será finalizado ou encadernado, como nós chamamos nas gráficas.


Esta encadernação pode ser de várias formas, e cada uma delas atende uma necessidade do seu projeto relativo ao custo e à qualidade da apresentação ao seu cliente ou treinando.


Vamos ver algumas formas de encadernação disponíveis na Copy House:


ESPIRAL plástica, nas cores preto, branco e transparente, as mais comuns. Outras cores estão disponíveis sob consulta.


Vantagem da encadernação em espiral: mais barata, mais rápida e oferece o maior ângulo de abertura da apostila ou livro didático, com até 270 graus.


Desvantagem da encadernação em espiral: para alguns projetos pode empobrecer a aparência do produto final e comprometer a imagem que você vai entregar ao seu cliente final.

ESPIRAL metálica ou wire-o. Disponível nas cores preto e branco e traz o toque de qualidade e valor que falta ao espiral plástico.


Vantagem da encadernação em espiral wire-o: elegantes, bonita, robustas, ainda com baixo custo e máximo ângulo de abertura, o que facilita a leitura e manuseio ou uso das apostilas tremendamente.


Desvantagem: nenhuma. Ela pode ser a melhor solução para o seu projeto.


LOMBADA quadrada, ou colada, também chamada de Hot-melt ou PUR. É a forma que livros de capa flexível são feitos, com uma capa que cobre a frente, a lombada e o verso do livro. Esta capa geralmente é impressa em papel pesado, como um couchê 300 gramas e laminada, o que garante máxima proteção e a melhor apresentação possível para o seu produto.

Esta capa vai medir o tamanho da sua capa, mais o da contra-capa e mais o da lombada. Isso nós ajustamos para você, não se preocupe. Conheça mais sobre os tamanhos de papel e o que é o Super A3 utilizado nas capas das apostilas neste nosso Guia dos tamanhos de papel, clicando aqui.

Vantagem da lombada quadrada: acabamento de alto padrão, impressiona qualquer cliente porque o produto impresso alcança pelo menos três dos cinco sentidos dos seres humanos: o tato, a visão e o olfato. Neste caso, todos os três ficarão muito felizes em receber uma apostila em lombada quadrada.

Desvantagem: aumenta o custo do projeto porque exige uma capa impressa e criada pelo cliente (você no caso) e pelo processo de colagem em si, por cola quente. Quanto mais caro do que um espiral comum ou wire-o? Não muito, a depender da quantidade de apostilas. Normalmente é 60% maior, mas este número não é fixo.

Para saber mais sobre os acabamentos que as gráficas oferecem, acesse nosso Guia da Encadernação das Gráficas clicando neste link.

Afinal, qual o preço de uma apostila impressa?

Este roteiro é para você conhecer o que forma uma apostila e como suas decisões podem melhorar a qualidade por baixo investimento ou comprometer a qualidade final por uma escolha não bem estruturada.

Assim, o preço de uma apostila será composto por estes fatores:

  1. Impressão em cores ou em preto e branco?
  2. Qual o tipo e gramatura do papel?
  3. Qual o acabamento?
  4. E, por último, a quantidade de apostilas a serem impressas.


Conclusão


Agora que você já sabe como uma gráfica digital como a Copy House entende a produção e impressão de apostilas, você pode tomar decisões baseadas em suas necessidades e desafios, sem se preocupar se tecnicamente elas irão comprometer o projeto.

Considere ainda, na hora de nos pedir um orçamento, informar se sua empresa demanda a produção de apostilas com regularidade. Isto nos ajuda a conceder descontos e, mais importante, designar um atendimento comercial especializado para o cliente empresa, ou B2B, que é o foco da Copy House.

Última dica para suas apostilas arrasasrem no treinamento!

Adicione um QR Code na capa ou no conteúdo da apostila, para que o aluno ou treinando possa acessar mais informação que irá complementar seu estudo. Saiba como criar e usar QR Codes no nosso Guia do QR Code, clicando aqui.


Na hora de imprimir, pense na Copy House. Somos uma gráfica rápida localizada no centro do Rio de Janeiro (RJ), com mais de 27 anos de experiência no mercado de impressão para o editorial e promocional. Atendemos clientes de todo o Brasil e somos a gráfica no centro do Rio com melhor tecnologia, maior qualidade e totalmente orientada ao cliente empresa.

Onde imprimir apostilas, relatórios e material didático? Na Copy House!

Envie-nos um email e faremos contato. Se preferir também temos WhatsApp ou acesse nossa página de contato.

Agradecemos sua visita! Conte com a gente!